top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Prefeitura cria iniciativa para capacitar jovens em programação


Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A oportunidade é destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade social, veja como participar:

 


 

A Prefeitura do Rio divulgou uma nova iniciativa que pretende formar e qualificar jovens em situação de vulnerabilidade social na área de programação. A ideia está sendo lançada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) e foi batizada de Programadores Cariocas.


A iniciativa será realizada junto com instituições selecionadas, e foi planejada para ajudar refugiados e egressos da rede pública com ensino médio completo, com prioridade para negros, mulheres e trans.


O município pretende formar cinco mil profissionais nos próximo três anos, sendo 850 com bolsa integral. Quem receber uma das 4.150 bolsas parciais (50% de desconto) só precisará pagar o valor após concluir o curso e, caso não consiga emprego nos cinco anos após a conclusão, a instituição parceira irá assumir o custo.


Os selecionados para o curso receberão um auxílio financeiro de R$ 500 por mês e um computador. As aulas serão presenciais, durante seis meses, totalizando 400 horas de aprendizado.


A matrícula só poderá ser feita por moradores da cidade do Rio, além de ser necessário ter entre 17 e 29 anos e ter concluído o ensino médio em uma escola da rede pública. As vagas serão preenchidas por pessoas que comprovem vulnerabilidade, com base no Índice de Desenvolvimento Social (IDS) calculado pelo Instituto Pereira Passos. Refugiados não precisam ter estudado em escola pública, nem estar dentro do IDS.


A Prefeitura informou que um edital para selecionar instituições de ensino parceiras será lançado no próximo mês. A previsão é de que as inscrições poderão ser feitas em maio, e as aulas iniciadas em junho.


 

Conteúdo Publicitário

bottom of page