top of page
  • Foto do escritorRafael Rodrigues

Prefeitura apresenta o Plano Verão


Foto: Beth Santos/Prefeitura

Prefeitura começou os trabalhos preventivos com três meses de antecedência.

 

Foi apresentado hoje, 05/10, o Plano Verão de 2021/22 pela Prefeitura durante uma live no Facebook. O prefeito Eduardo Paes apresentou o plano junto com o Chefe Executivo do Centro de Operações Rio, Alexandre Cardeman, e a Secretária Municipal de Conservação, Anna Laura Secco.

 

Continua depois da publicidade


 

O plano, iniciado em julho, busca evitar os principais problemas causados pelas chuvas de verão e toda operação procura atualizar a cidade mais precisamente sobre o que pode ocorrer em um dia de chuva forte. A prefeitura realizou uma operação, batizada de Ralo Limpo, que buscou limpar e desobstruir mais de 4200 ralos em sua primeira etapa. Na segunda etapa da operação, a prefeitura localizou, junto com as subprefeituras, diversos pontos de alagamento que precisam de atenção e já programaram 29 obras nos pontos específicos.


No Plano Verão também está previsto a limpeza de escadas hidráulicas pela cidade e focando principalmente nas comunidades, que acabam sofrendo mais pelos problemas causados por causa das chuvas. Além de medidas ativas para minimizar os danos causados, a prefeitura irá realizar a instalação de 300 sensores em alguns bairros da cidade que sofrem pelas enchentes, para poder medir o nível da água e assim prever uma possível enchente e a utilização do Mapa Nimbus, uma inteligência artificial que tem como objetivo aprimorar a previsão de chuvas.


O Centro de Operações Rio também anunciou um novo formato de cores para os alertas que serão sinalizados dependendo do grau da chuva. São eles:

  • Normalidade - Verde

  • Mobilização - Cinza

  • Atenção - Amarelo

  • Alerta - Vermelho

  • Crise - Roxo


 





Conteúdo Publicitário

bottom of page