top of page
  • Foto do escritorPhilippe Vaccihi

Motoristas do Rio poderão ter desconto em multas


Na imagem, podemos ver diversos carros parados no trânsito em uma avenida

O sistema foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados. Confira:

 

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), adotou um novo sistema de multas de trânsito, que permite ao proprietário do veículo pagar a infração com descontos de até 40%.

 
 

O abatimento só será possível se o proprietário do automóvel estiver cadastrado no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Essa novidade é válida para as autuações ocorridas a partir de 1º de maio. É importante mencionar que as multas aplicadas até 30 de abril ainda serão emitidas e gerenciadas pelo sistema que está sendo substituído pela Prefeitura. Ou seja, sem direito ao desconto. A secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, explicou que a adoção desse sistema irá gerar vantagens para o cidadão, como o desconto no pagamento da multa, e para a Prefeitura, que reduzirá o tempo de processamento das infrações.


A multa para infrações cometidas a partir de 1º de maio terá:


— Novo layout. — Receberá todas as notificações de forma eletrônica, ou seja, pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), baixado no celular. — Tem de aderir ao SNE para pagar com desconto de até 40% (o abatimento é válido até a data de vencimento da multa e se o cidadão não pedir direito à defesa prévia e a indicar outro infrator, reconhecendo que cometeu a infração). — Com a adesão ao SNE, deixará de receber as multas de trânsito em carta enviada pelos Correios. O boleto será gerado no próprio aplicativo da CDT. — Sem adesão ao SNE, o cidadão segue recebendo as multas normalmente pelos Correios. — A multa emitida pelo novo sistema vai ter um QR Code que vai direcionar o cidadão para o portal Carioca Digital.


Para se cadastrar no Sistema de Notificação Eletrônica, basta acessar o portal da Secretaria Nacional de Trânsito ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).


Conteúdo Publicitário

bottom of page