top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Moradores de Jacarepaguá reclamam de problemas gástricos


Na imagem vemos uma jovem sentindo dores no estômago

Prefeitura diz monitorar os registros, mas que casos individuais da doença diarreia aguda não são de notificação compulsória.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na última semana foram registrados 22 casos de Gatroenterite na cidade. A SMS disse que monitora permanentemente as notificações com o objetivo de detectar alterações no padrão local, apontando eventuais surtos ou epidemias, para adotar medidas de prevenção e controle.

 
 

Muitos moradores de Jacarepaguá tem reclamado de sintomas comuns de gatroenterite, como diarréias, mal estar e vômito. A doença normalmente é transmitida por contato com uma pessoa infectada ou por alimentos ou água contaminados.


A SMS recomenda que a população adote ações individuais para prevenir casos da doença. Veja alguns cuidados para ajudar na prevenção:


Lave as mãos regularmente: antes, durante e após a preparação e ingestão dos alimentos; ao manusear objetos sujos; depois de tocar em animais; após utilizar transporte público; depois de ir ao banheiro ou após a troca de fraldas; antes da amamentação e sempre que voltar da rua);


Lave e desinfete superfícies, objetos e alimentos: Também é recomendado lavar e desinfetar superfícies, os utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos; selecionar alimentos frescos com boa aparência e, antes do consumo, os mesmos devem ser lavados e desinfetados; para desinfecção de frutas, legumes e verduras deve-se imergir os alimentos em uma solução preparada com 10 ml (uma colher de sopa) de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água tratada;


Trate a água: Tratar a água para consumo com ações como filtrar, ferver, tratar com solução de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água (aguardar 30 minutos antes de usar).


E caso você apresente sintomas da doença, procure atendimento médico em uma unidade de saúde.

Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page