top of page
  • Ana Ludmila

Governo estuda incluir vacina contra o vírus da dengue no SUS


imagem de uma funcionária da saúde preparando aplicação de injeção

Ministério da Saúde realiza consulta pública para incorporar imunizante Qdenga no Sistema Único de Saúde.

 

Uma consulta pública foi realizada nesta quinta-feira (7) afim de discutir a proposta de incorporar ao Sistema Único de Saúde (SUS) o imunizante Qdenga a vacina contra a dengue.


A avaliação feita pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) em nota, informou que após reunião concluída na quarta-feira (6), recomenda-se ações considerando o cenário epidemiológico.

 
 

Inicialmente a medida será acatada para localidades e públicos prioritários que serão definidos pelo Programa Nacional de Imunizações.


A definição dos grupos e localidades deve considera ainda as regiões de maior incidência e transmissão da dengue e as faixas etárias de maior risco para agravamento da doença. A recomendação de inclusão feita pela Conitec está condicionada a uma proposta de redução de preço pela fabricante.


Apesar do desconto inicialmente oferecido, o valor por dose, de R$ 170, ainda é classificado como alto pelo governo federal. “Nesse preço, o valor é duas vezes maior que as vacinas mais caras incluídas no programa”.


Nos dados avaliados pela comissão, foi verificada eficácia geral na redução da hospitalização em 84% dos casos de dengue. De acordo com a empresa japonesa Takeda Pharma, fabricante da Qdenga poderão ser entregues 8,5 milhões no primeiro ano e um total acumulado de 50 milhões em cinco anos, o que impõe restrições no público a ser atendido.




Conteúdo Publicitário

bottom of page