• Agência Lume

Lume Explica: equipe da Clínica da Família Helena Besserman Vianna tira dúvidas sobre o atendimento


Foto: Agência Lume.

Confira informações sobre a vacinação contra a covid-19, atendimento da Clínica, dentre outras respostas para perguntas enviadas pelo público.


Por: César Oliveira e Fernanda Calé.

 

Na tarde de ontem (12), o leitores da Lume acompanharam o 'Lume Explica', dessa vez em novo formato, o quadro tem o objetivo de explicar aos seguidores diversos assuntos. Normalmente apresentado em postagens nas redes sociais, o 'Lume Explica' ganhou formato de live.


Nessa edição, a Lume contou com a ajuda da equipe da Clínica da Família Helena Besserman Vianna, em Rio das Pedras, para tirar dúvidas sobre temas de saúde enviadas pelos seguidores. As entrevistadas da vez foram a Cassiana Dias, médica e gerente técnica da Clínica, e Marcelle André, enfermeira responsável pela linha de imunização da unidade.


A conversa teve duração de cerca de 15 minutos, e contou com diversas perguntas de interesse público que foram respondidas.


Continua após a publicidade

 


Confira as perguntas e as respostas que rolaram na live:

  • Vacinação

Lume: Sou profissional de um dos grupos prioritários da vacinação e tenho a idade correta para receber a vacina, como devo proceder? Tenho que levar algum comprovante profissional?


HBV: Carteira do conselho ou comprovante de atividade laboral ativa dentro da faixa etária, no período da tarde.


Lume: Quais são os grupos que estão sendo imunizados nesta semana?


HBV: Profissionais de saúde de 54 a 50 anos e idosos de 63 a 62 anos de ambos os sexos conforme calendário oficial da SMS.


Lume: O dia da minha idade já passou e eu não compareci, eu posso ir em qualquer dia? Por que?


HBV: Preferencialmente aos sábados, na repescagem para evitar aglomeração.


Lume: Qual é o horário da vacinação na Clínica?


HBV: Das 08 as 17h.

  • Covid-19

Lume: Quem pode fazer o teste para diagnóstico da Covid-19? É aberto a todos?


HBV: Usuários da unidade sintomáticos respiratórios, dentro da indicação do início dos sintomas.


Lume: Quem não está com sintomas, mas teve contato com pessoas que tem diagnóstico confirmado de Covid-19, pode fazer o teste?


HBV: Não, não está indicado realização de testagem paciente assintomáticos, mesmo sendo contato. Só realizamos testagem de sintomáticos respiratórios.


Lume: Quais testes estão sendo oferecidos pela clínica?


HBV: RT- PCR de 1 a 7 dias do início dos sintomas, e teste rápidos a partir de 8 dias de início dos sintomas conforme indicação médica.


Lume: Algumas pessoas estão reclamando de uma demora na divulgação do resultado dos testes realizados na clínica, qual seria o motivo da demora?


HBV: Por volta do dia 23 de Março houve uma atualização no sistema do laboratório da Fiocruz devido a aumento da demanda, acarretando atraso na liberação dos laudos dos exames, esse problema já foi solucionado pelo laboratório e normalizamos a entrega de resultados. A partir da realização da coleta o prazo é de 5 dias para entrega do resultado. Reforço que o teste é complementar o diagnóstico clinico epidemiológico, mesmo não tendo o resultado precisa seguir o protocolo de isolamento previsto pelo Ministérios da Saúde.


Continua depois da publicidade

 
  • Atendimento

Lume: A clínica está atendendo outros pacientes que não estejam com suspeita de Covid-19?


HBV: Sim, de acordo com o oficio circular S/SUBPAV 12/2021, atividades assistências essenciais Pré-natal, Tuberculose, HIV, neoplasia, criança de 0 a 6 meses, e casos prioritários e que se pesem as vulnerabilidades nunca deixaram de ser atendidas.


Lume: Tenho diabetes, ou outra comorbidade, mas não tenho um atestado recente para apresentar na hora da vacinação, posso agendar uma consulta na clínica para conversar com o médico e pegar o atestado?


HBV: Não tem necessidade, pessoas com comorbidades podem trazer apenas que comprovante que pertencem a um dos grupos, descritos no PNI (exemplos de comprovantes: exames, receitas de uso continuo, laudos já existentes).


Lume: Atualmente a clínica continua trabalhando com outros assuntos, como atendimentos rotineiros (exame de sangue, preventivo, pré-natal)?


HBV: Sim, de acordo com o oficio circular S/SUBPAV 12/2021, todas as atividades assistências essenciais foram mantidas (pré-natal, exames, Tuberculose, HIV, neoplasia, criança de 0 a 6 meses, e casos prioritários).


Lume: Quais são os atendimentos que a Clínica da Família está apta a atender? Vocês atendem emergências?


HBV: Acompanhamento da Criança, gestante, Adulto, Idoso, Tuberculose, saúde da mulher, homem, hanseníase, vacinação, acompanhamento reprodutivo, visita domiciliar, pequenos procedimentos, acompanhamento de vulnerabilidades, grupo de tabagismo, exames de sangue, preventivos, curativos, acompanhamento de todas as doenças crônicas e acompanhamento de saúde bucal. Não atendemos emergência, somos unidade Básica de saúde.


Lume: Se eu passar mal, queda de pressão, desmaio ou outro problema como um acidente, eu posso recorrer a Clínica?


HBV: Depende, como não somos unidade de emergência a queda de pressão ou desmaio podemos atender, porem o acidente o ideal é realização deve ser feita em centros de emergência, pois não temos suporte para avaliação e diagnostico emergencial. Acidentes de Rua e Domicilio deve ser acionado SAMU 192.


Lume: Qual é o horário de funcionamento da Clínica?


HBV: Segunda a sexta 07 as 18h, sábado 8 as 12h. devido a campanha do COVID tem alteração de horário de funcionamento aos sábados conforme divulgação da Secretaria Municipal de Saúde.


Lume: Quais áreas são atendidas pela Clínica Helena Besserman Vianna?


HBV: O território do Rio das Pedras é dividido em 2 clinicas, ou atendido por Otto outro atendido por Helena.


Veja abaixo a live completa:

 

Conteúdo Publicitário