top of page
  • Foto do escritorRita Valente

Leitor da Agência Lume denuncia Golpe no Instagram



Criminosos usam mensagens de texto para invadir contas de usuários do Instagram e aplicar golpes.

 



 

A cada dia se torna mais comum, reclamações de pessoas vítimas de algum tipo de golpe pelas redes sociais. O método usado para conseguir invadir uma conta de rede social, ainda é o mesmo usado nos tempos em que falsas mensagens chegavam por e-mails.


O usuário recebe um texto, aparentemente de uma instituição comercial conhecida, informando sobre sorteio de um determinado produto, e que será necessário clicar no link, com as orientações para preencher um formulário, e assim receber o objeto sorteado.


Foi o que aconteceu com Hércules, um jovem de 24 anos e trabalhador carioca, o leitor contou para nossa reportagem como teve a sua conta no Instagram invadida e seus contatos roubados.


Ao escolher a próxima vítima, o hacker não contava que estava escolhendo justamente a esposa de Hércules, e tentando se passar por ele, pediu para a esposa fazer uma transferência via PIX, no valor de R$350,00. Ao lado da esposa, Hércules deu corda para conversa a fim de conseguir printes das mensagens e denunciar o golpe. Felizmente desta vez um golpista virtual, não obteve sucesso.

Criminosos tentam enganar amigos e parentes. / Imagem enviada pelo seguidor.

De acordo com artigo de Daniel Frerighi para site JUS.com.br, em setembro de 2019, é possível denunciar e se proteger de crimes virtuais como: senhas roubadas, boletos falsos, computadores e celulares invadidos, e outros.


A Lume reitera que além de tomar cuidado com essas mensagens duvidosas, é muito importante que as denuncias sejam feitas para evitar que esta prática fique impune.

 


Conteúdo Publicitário

bottom of page