• Fernanda Calé

Governo quer construir unidade de saúde e escola na Muzema


Governador Claúdio Castro apresenta o programa Cidade Integrada. / Foto: Divulgação Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Projetos fazem parte do programa Cidade Integrada iniciado na última semana.

 


 

O programa Cidade Integrada iniciado na última semana foi apresentado no sábado, dia 22/01, pelo governador Cláudio Castro. Segundo o governo, a iniciativa pretende levar ações sociais, desenvolvimento econômico, infraestrutura e segurança para comunidades do Rio de Janeiro.


A Muzema foi uma das escolhidas para receber o projeto que deve investir cerca de R$ 500 milhões na comunidade da Zona Oeste e na comunidade do Jacarezinho na Zona Norte. Para a escolha dos locais o Governo do Rio informou que levou em consideração critérios como o índice de criminalidade e o número de habitantes, cerca de 40 mil.


Na Muzema o projeto prevê a entrega de títulos de propriedade e a realização de intervenções jurídicas, urbanísticas e sociais na comunidade da Zona Oeste do Rio. Também estão incluídas no Cidade Integrada as construções de uma unidade de saúde e de uma escola. O Governo também informou que pretende levar a Casa Legal, programa de regularização fundiária para a Muzema.


Segundo o Governo do Estado, dois programas também foram criados especialmente para atender às comunidades beneficiadas pelo Cidade Integrada. Um deles é o Desenvolve Mulher, de incentivo à autonomia de mulheres entre 16 e 30 anos.


Também serão oferecidos cursos profissionalizantes e quem participar de pelo menos 75% das atividades receberá um auxílio mensal de R$ 300. Outro programa é o De Bem Com a Vida, de atendimento a idosos em espaços com entretenimento, cuidados com a saúde física e mental, inclusão digital e assistência jurídica na área previdenciária.


Segundo o governo, nesta primeira etapa apenas Muzema e Jacarezinho receberão os projetos, e nenhuma outra comunidade será ocupada enquanto o programa não estiver integralmente implantado no Jacarezinho e na Muzema. Entretanto Há estudos para a ocupação do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, em Ipanema e Copacabana, no Cesarão, em Santa Cruz, em Rio das Pedras e na Maré, em outras fases do projeto.


Fonte:http://www.rj.gov.br/

 



Conteúdo Publicitário