top of page
  • Ana Ludmila

Conheça o programa Agente Experiente


Na imagem podemos ver um casal de pessoas com mais de 60 anos sorrindo abraçados.

Projeto visa promover a inclusão social e a participação comunitária de pessoas com mais de 60 anos. Saiba mais:

 

O projeto é parte integrante do Programa 60+ Carioca, destinado a idosos com mais de 60 anos. Além de oferecer suporte financeiro, a iniciativa visa promover a inclusão social e a participação comunitária, combatendo o isolamento social, reduzindo a incidência de agravos sociais e fomentando a criação de redes de apoio social.


Desde a sua criação em 2004, 3.817 pessoas foram beneficiadas. A iniciativa recebeu premiações do Governo Federal em 2014 e 2020. A previsão para o próximo ano é aumentar em 420 o número de pessoas idosas no Agente Experiente.


O projeto da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV) oferece um benefício social de transferência de renda para as pessoas atendidas pelo programa que será de R$ 600 a partir de janeiro de 2024.

 
 

Como funciona?

Os Agentes do programa dedicam 12h semanais em apoio aos serviços públicos. Eles estão divididos pelas dez Áreas Programáticas da Cidade do Rio, nos seguintes serviços: CAS, CRAS, CREAS, além de Clínicas da Família, Centros Municipais de Saúde, Bibliotecas, Teatros, Centros Culturais, Casas de Convivência, Superintendência Regional da Ilha do Governador, COMDEPI, Casa da Mulher, Previ-Rio, Mobi-Rio, além da atuarem na própria SEMESQV.


Como se increver?

Para se inscrever no projeto é preciso estar dentro dos seguintes critérios: residir no município do Rio de Janeiro, ter 60 anos ou mais, ter a documentação pessoal regularizada, ter nível mínimo de escolaridade (alfabetização), possuir renda pessoal de até 02 salários mínimos, e possuir inscrição no CadÚnico.


Caso o candidato atenda o perfil será necessário dirigir-se ao Centro de Referência da Assistência Social mais próximo da sua residência apresentando as seguintes documentações: RG, CPF, comprovante de renda e comprovante de residência para realização de inscrição no CadÚnico e entrevista com o assistente social.


Comentários


Conteúdo Publicitário

bottom of page