• Mylena Pinheiro

Eleições 2022: saiba o que pode vestir e levar no dia da votação


A imagem mostra uma urna eletrônica com uma mão apertando o confirma.
Fonte: Reprodução/TSE

Mais de 12 milhões de eleitores fluminenses devem ir às urnas.

 

No próximo domingo (02), acontece o primeiro turno das eleições, no período de 08h às 17h no horário de Brasília. Ao todo, 12,8 milhões de eleitores estão aptos para ir às urnas no estado do Rio de Janeiro.

 


 

Mesmo as vésperas das eleições, os cidadãos ainda estão com dúvidas sobre o que pode ou não pode fazer no dia do pleito. A Justiça Eleitoral Fluminense recomenda que os eleitores fiquem atentos a algumas orientações dadas, como local de votação, vestimenta e até mesmo levar a colinha com o número dos candidatos anotados.


O TRE-RJ, disponibilizou no site a cola eleitoral on-line, documento já preparado com a ordem de votação e que permite preenchimento digital antes de ser impresso. Mas os eleitores podem também fazer a anotação em qualquer papel.


Nesta eleição houveram algumas mudanças de seções eleitorais, os eleitores podem consultar o local de votação no site do TRE-RJ, no aplicativo e-Titulo ou na Central de Atendimento Telefônico, pelo número (21) 3436-9000, funciona de segunda a sexta, de 11h às 19h.


Justificativa de voto

Quem estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia da votação pode justificar a ausência por meio do aplicativo e-Títuto no dia da eleição, que facilita o eleitor e evita que ele enfrente filas.


A ausência poderá ser justificada no mesmo dia pelo sistema de georreferenciamento dos aparelhos celulares, apenas durante o horário da votação. Por ele, é possível confirmar que a pessoa está fora do domicilio eleitoral.


Os eleitores só precisam baixar o APP no loja de aplicativos no seu smartphone. Ao abrir o aplicativo, deverá clicar em "mais opções" que fica na parte inferior da tela e selecionar a opção "justificativa de ausência". Será necessário preencher os dados solicitados, anexar os documentos necessários e concluir.


Vestimenta

Não há muitas restrições a respeito de vestimentas. Os eleitores podem ir com a roupa que desejarem. O TRE pede que eleitores tenham bom senso e evitem comparecer ao local de votação sem camisa ou com roupa de banho (sunga, biquíni ou maiô).


Propaganda Proibida

É permitida somente a manifestação individual e silenciosa por meio de adesivos, bandeiras, broches, blusas e dísticos. É proibida a aglomeração de pessoas e veículos com material de propaganda, uso de alto-falantes, comícios, carreatas, transporte de eleitores e boca-de-urna.


Aparelhos eletrônicos

É proibido portar aparelho de telefonia celular, máquina fotográfica, filmadoras e equipamentos de rádiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados.


Os aparelhos devem ser desligados e entregues à mesa receptora de votos, juntamente com o documento de identidade apresentado.


Armas de fogo

O TSE proibiu o porte de armas nos locais de votação. A determinação também vale para as 48 horas antes e 24 horas depois do pleito, no perímetro de 100 metros das seções e localidades eleitorais.


Uso de máscaras

Os cidadãos não serão obrigados a usar máscara. Porém, um esquema sanitário está sendo montado. Os mesários terão que utilizar mascara na boca e no nariz o tempo todo e higienizar as mãos com álcool.


Fonte: TRE-RJ

Conteúdo Publicitário