Unidades de saúde fazem campanha acerca da conscientização de infecções sexualmente transmissíveis.
O dia 1º de dezembro foi instituído como o Dia Mundial de Luta contra a Aids em 1988, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), configurando-se como uma data simbólica para apoio às pessoas envolvidas na luta contra o HIV e compreensão do vírus da Aids como um problema de saúde pública global.
Durante todo o mês de dezembro, se institui uma campanha nacional, o Dezembro Vermelho, que visa engajar profissionais e usuários para a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas que vivem com HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.
O momento da campanha busca além da conscientização debater sobre a importância a Atenção Primária à Saúde (APS), que tem como papel fundamental no rastreamento, diagnosticar precocemente, oferecendo tratamento e cuidado integral de pessoas com essas condições, a rede municipal inicia uma mobilização para intensificar a testagem.
O Dia D da campanha será no próximo sábado 2 de dezembro. As ações irão ocorrer nas clínicas da família e centros municipais de saúde e, no dia D, haverá uma grande mobilização para estimular a procura pelos serviços de saúde. Nesse dia, as clínicas da família e centros municipais de saúde funcionarão até as 17h.
Além da testagem, haverá entrega de preservativos femininos e masculinos, orientações sobre a prevenção combinada para o HIV, distribuição de informativos e vacinação para atualização da caderneta de vacinação.
Entre as prevenções combinadas que são gratuitamente disponibilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) estão: a testagem regular para o HIV, a prevenção da transmissão vertical (quando a gestante é soropositiva e pode haver a transmissão do vírus para o bebê); o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a imunização para as hepatites A e B; a redução de danos para usuários de álcool e outras drogas; a profilaxia pré-exposição (PrEP); a profilaxia pós-exposição (PEP); e o tratamento para todas as pessoas que já vivem com HIV.
Confira o horário e funcionamento de clínicas da família de Rio das Pedras:
Clínica da Família Otto Alves de Carvalho no dia 02 de dezembro funcionará das 8h às 17h e contará com teste rápido de Sífilis, HIV e Hepatite B e C. Além da distribuição de kit sobre a prevenção, atualização cadastral da caderneta de vacinação e distribuição de um kit odontológico.
Clínica da Família Helena Besserman Vianna A unidade funcionará das 8h às 17h neste sábado (02/12). Serão realizados exames preventivos (rastreio de câncer no colo uterino), atualização vacinal, teste rápido de Sífilis, HIV e Hepatite B e C, inserção de DIU (através de agendamento com a equipe). Das 9h às 14h haverá grupo de planejamento reprodutivo.
A Clínica também estará realizando atividades na Associação de Moradores de Rio das Pedras das 9h às 15h. Veja os serviços:
- Exame Preventivo (rastreio do câncer de colo uterino);
- Atualização vacinal;
- Teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C (resultado em 20 minutos);
- Cadastro de pacientes na Equipe Sertão;
- Grupo de planejamento familiar (laqueadura e vasectomia) às 10h.
Vale lembrar que os exames de preventivo e testes rápidos serão realizados em salas fechadas garantindo sigilo e privacidade.
Fonte: Prefeitura do Rio.
Comments