top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Começou hoje (15) prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024

Na imagem podemos ver um jovem estudando.

Interessados podem fazer a solicitação pela Página do Participante. Saiba mais:

 

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começou nesta segunda-feira (15). O prazo, que vai até o dia 26 de abril, também abrange justificativas de ausência na edição anterior, em 2023.

 
 

Os interessados devem requerer a isenção através da Página do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Caso tenham esquecido a senha da conta, é possível recuperá-la seguindo as orientações disponíveis na própria plataforma.


Quem Tem Direito

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabelece a gratuidade da taxa de inscrição do Enem para candidatos que se encaixam nos seguintes perfis:


Alunos matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024 em escola pública declarada ao Censo Escolar;


Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada;


Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de famílias de baixa renda, com registro no CadÚnico.


Justificativa de Ausência

Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição deste ano gratuitamente, conforme orientações do Inep.


Cronograma Completo do Enem 2024

Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril

Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio

Período de recursos: de 13 a 17 de maio

Resultado dos recursos: 24 de maio


O Exame

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o exame para selecionar estudantes. Os resultados são critérios únicos ou complementares em processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Conteúdo Publicitário

bottom of page