
Bloco desfila neste sábado (15) e promete agitar a Freguesia com cerca de 80 ritmistas.
O Carnaval de rua do Rio terá mais de 40 novos blocos desfilando em 2025. Muitos desses blocos começaram como oficinas de percussão reunindo grupos de pessoas que gostam de música e de tocar instrumentos de escola de samba. Entre eles, está a oficina Batucar Pra Ser Feliz, de Jacarepaguá, que pela primeira vez vai se apresentar como bloco, no dia 15/02, com concentração às 9h, na Rua Xingu, na Freguesia.
O Batucar Pra Ser Feliz foi criado originalmente, em 2018, por quatro amigos junto com os mestres de bateria Lucas Costa e Jorge Riccio. Hoje, o grupo soma mais de 80 ritmistas, sendo a grande maioria acima dos 50 anos.
Para os integrantes, o diferencial do Batucar Pra Ser Feliz vai além do que apenas tocar um instrumento.
“Estamos aqui para extravasar os problemas do dia a dia, confraternizar com os amigos, fazer as pessoas felizes quando ouvem a nossa bateria. É uma mistura de sentimentos bons. Posso dizer que a minha vida mudou depois que conheci esse grupo e passei a batucar. Com certeza sou mais feliz”, diz Marcos Azevedo, 51 anos, da ala do tamborim.
Os encontros nos ensaios ocorrem durante o ano todo, às segundas e sábados, sempre rodeados com bom humor e espírito de família.
“Aqui um complementa o outro. Simplesmente sorrimos e deixamos essa energia nos curar, se transformando em uma terapia. A oficina já me proporcionou experiências incríveis, novos conhecimentos, boas amizades e até desfilar em uma avenida”, comenta Cida Feitosa, 59 anos, que toca chocalho.
Mestres Lucas e Jorginho
O projeto da oficina é conduzido pelos mestres Lucas e Jorginho, que também fazem parte da bateria da Unidos da Tijuca. Os dois se juntaram há 12 anos e se complementam.
“Conheci o Jorginho em um momento difícil da minha vida e ele me salvou. Após alguns anos vivendo do samba, conhecemos pessoas que nos ajudaram a criar a oficina, que tinha o nome Ritmo Surtado e depois foi rebatizada de Batucar Pra Ser Feliz. Estar à frente da bateria significa união em um ambiente familiar, acolhimento e um alívio. Às vezes, chego triste e chateado, mas quando começamos a tocar tudo acaba e a alegria toma conta”, afirma Costa.
Sob o comando dos dois, diversas apresentações já foram realizadas ao longo dos anos, como: Carnaval só Uptown 2023 e 2024, Bar do Zeca Pagodinho no Park Jacarepaguá 2024, participação da Premiação de Rainhas e Reis do Carnaval 2024 como bateria convidada no Teatro Sesi-Firjan, Teatro Claro na cerimônia organizada pelo Nosso Papo Rosa grupo fundando em celebração à luta ao Câncer de Mama em 2024. Além de apresentações na Feijoada da Unidos da Tijuca em 2022, 2023 e 2024.
Agora que a oficina se tornou bloco, e para os componentes, o céu é o limite.
“Queremos trazer ainda mais alegria para a população de Jacarepaguá. Quem sabe podemos animar o carnaval de rua todos os anos? Isso é o que queremos”, finalizou Jorginho.
O Bloco Batucar Pra Ser Feliz se apresenta neste sábado (15/02), das 9h às 11h, na Rua Xingu, número 70, no bairro da Freguesia.
Eu fui não acreditando muito...Mas superou todas as minhas expectativas!!! Bateria com + de 50 componentes maioria da velha guarda que não deixou a peteca cair um só momento. Mestres de Baterias tb empolgadíssimos, puxador de samba excelente, deixando todos muito feliz e contente.