top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Aplicativo do Detran permite fazer indicação de real infrator pelo celular


O recurso está disponível para donos de veículos do Estado do Rio de Janeiro.

 


 

Donos de veículos registrados no Estado do Rio de Janeiro já podem indicar pelo telefone celular o real infrator de multas de trânsito. O serviço é feito de forma totalmente digital por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).


Por meio do aplicativo que já é usado para baixar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital ou obter o certificado de licenciamento digital do veículo, o usuário poderá obter informações sobre todas as infrações de trânsito emitidas para cada veículo que possui.


A ferramenta já está disponível desde a última terça-feira (25/01). Agora será possível transferir pelo app a responsabilidade de uma infração de trânsito, lavrada por meios eletrônicos ou por um agente fiscalizador, nos casos em que não há flagrante.


Para que a infração seja transferida para outro motorista, é preciso que o real infrator aceite a indicação, usando o mesmo aplicativo. Neste caso, o dono do veículo receberá no app, de forma imediata, a informação de que a indicação de real infrator foi aceita ou recusada. Enquanto esta indicação não for aceita, poderá indicar outro infrator ou cancelar a indicação.


Com a ferramenta também é possível transferir para o real infrator as multas do Detran.RJ e também as aplicadas por outros órgãos autuadores, como de prefeituras e da Polícia Rodoviária Federal.


As informações serão enviadas, para o e-mail registrado pelo usuário do aplicativo Por e-mail, será possível saber se foi aceita ou recusada a indicação do real infrator. No caso de aceitação, é emitido de forma eletrônica o Formulário de Identificação do Condutor Infrator (FICI), que pode ser baixado em PDF e arquivado.


 

Conteúdo Publicitário

bottom of page