• Fernanda Calé

AMAF completa 40 anos e organiza celebração neste sábado


Foto: Agência Lume.

Associação de Moradores e Amigos da Freguesia atua no bairro desde 1981.

 

Na manhã deste sábado (30/10), a Associação de Moradores e Amigos da Freguesia irá celebrar seus 40 anos de existência completados nesta sexta-feira (29/10). O encontro com moradores, lojistas, amigos e demais frequentadores do bairro, deve acontecer às 9h da manhã, e será ao ar livre no largo da Freguesia, mais precisamente, na Estrada de Jacarepaguá, na pracinha em frente à Padaria Cisne Branco.

 

Continua depois da publicidade



 

Haverá música feita por artistas voluntários, discursos, venda de camisa comemorativa e bolo. O local foi escolhido para marcar mais uma luta que visa colocar na praça o nome de um falecido associado, Jorge da Costa Pinto.


Os organizadores pedem que todos sigam as orientações sanitárias vigentes, para que todos possam se divertir sem correr riscos.


História

A AMAF nasceu em 1981, num momento de redemocratização vivido por todo o país, e acompanhando a tendência que já vinha acontecendo em outros bairros, com criação de associações de moradores. Nesse momento, um grupo de moradores da Freguesia já se reunia para reuniões e então surgiu a ideia da criação da associação.

Imagem: Recorte do Jornal O Globo de 1982.

Segundo Guilherme Martins, que já foi presidente da AMAF, e atualmente faz parte do conselho fiscal, a ideia central da criação de uma associação era buscar benefícios e melhores condições de vida para os moradores do bairro:

"Existia aqui no largo da Freguesia a construção de um espigão que já estava com alguns andares prontos, e seria uma desgraça para o centro da Freguesia esse espigão. Pois bem, foi uma luta da AMAF e nós conseguimos vencer essa luta. O espigão foi derrubado (o que tinha pronto), e hoje existe ali um largo onde tem umas lojinhas, mas não existe um espigão do jeito que foi pensado." - Guilherme Martins.
 

Continua depois da publicidade



 

Outra luta da AMAF era que fosse feito um centro cultural no bairro. Para isso seria preciso que fosse feito o tombamento de uma residência com um grande terreno localizado no bairro. O local já havia sido vendido, e o tombamento era a única alternativa para preservar a construção. Segundo Guilherme, após muita luta dos moradores e com a ajuda de alguns políticos da época, conseguiram tombar a residência e negociar com o dono do local metade do terreno, onde hoje fica localizado o Bosque da Freguesia.

Imagem: Recorte do Jornal o Globo de 1984.

Diversas outras lutas marcaram a história da AMAF, como as reivindicações pela melhoria dos transportes, sinalização de trânsito, saneamento básico e mais cultura na região. Guilherme conta a associação criou um cine clube:

"Dentro da associação de moradores a cultura sempre foi muito importante, foi fundado dentro da associação de moradores um cine clube chamado Cine Clube Fama, que levava às vezes cinema para as regiões mais carentes aqui da Freguesia. Durante alguns anos esse cine clube funcionou, toda sexta-feira passava filmes bons com debates." - Guilherme Martins.

Novos desafios

O tempo passou e após vitórias e algumas derrotas, a AMAF tem novos desafios e questões que motivam os associados a continuarem brigando pelos direitos dos moradores da Freguesia. Um dos problemas mais evidentes, segundo Guilherme Martins é com o meio ambiente:

"Aqui na Freguesia, está se cortando árvore como que chupa uma bala! Tá cheio de árvore cortada. Eles fazem de qualquer maneira, cortam a Luz do dia as árvores, maltratando muito essa questão. E embora nós tenhamos feito muitas reclamações, não vemos a atuação da prefeitura." - Guilherme Martins.
 

Continua depois da publicidade



 

Comissão atual

Atualmente o presidente da AMAF é João Magalhães; Yuri Leal é vice-presidente; Erick Correia é secretário; Sidney Teixeira Junior é tesoureiro; Zelia Pimentel, Marilea Melo e Antonio Sergio são diretores; Juan Tomsic, Veronica Beck e Guilherme Martins são conselheiro fiscais;


Como entrar em contato?

Para entrar em contato com a AMAF basta mandar um e-mail para amaf@amafreguesia.org, também é possível entrar em contato pela aba de contato no site oficial (amafreguesia.org) e pelo Instagram e Facebook da associação.

 






Conteúdo Publicitário