top of page
  • Foto do escritorRita Valente

A prefeitura do Rio informa que receberá denúncias de racismo e preconceito religioso


Foto: Samuel Barcelos/Prefeitura do Rio

A partir desta sexta-feira (18) a Central de atendimento 1746 estará à disposição para receber denúncias raciais, preconceituosas e antissemitas.

 


 

O serviço abrange casos de racismo, antissemitismo e preconceito religioso, que serão encaminhados à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). A iniciativa é da Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi) através da Subsecretaria de Transparência e Governo Digital, da Coordenadoria Executiva da Igualdade Racial e Coordenaria Executiva da Diversidade Religiosa.


Para denunciar, basta abrir uma solicitação no Portal 1746, ou nos demais canais de atendimento dos aplicativos: WhatsApp (3460-1746), Facebook ou, presencialmente na agência 1746 – localizada na sede da Prefeitura na Cidade Nova. O denunciante deverá informar nome completo, telefone, e-mail e, onde e quando a situação aconteceu além de, se desejar, informar se conhece o(a) autor(a) de ato de preconceito e, se for o caso de ato recorrente, há quanto tempo e com qual frequência sofre a violência.


De acordo com o secretário de Governo e Integridade Pública – Marcelo Calero, o município precisa estar atento às práticas de racismo e do preconceito, e trabalhar de acordo com os princípios legais e os órgãos encarregados da investigação dessas ocorrências.


O secretário afirma ainda, a importância para que o Rio seja reconhecido por sua política de tolerância zero a qualquer tipo de discriminação. O 1746 se afirma como um instrumento imprescindível de segurança, uma vez que se trata de um canal de ligação entre o cidadão e o poder público.


Canais de atendimento da Central 1746:

- Telefone: 1746

- Aplicativo: 1746 Rio

- WhatsApp: Chatbot pelo telefone (21) 3460-1746. Basta salvar este número e enviar uma mensagem.

- Facebook Messenger: Chatbot pelo com/Central1746. É necessário acessar a página do 1746 na rede social e clicar no botão “Enviar mensagem”.

- Agência 1746: Centro Administrativo São Sebastião – Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h


 

Conteúdo Publicitário

bottom of page