• Fernanda Calé

Prefeitura inicia vacinação contra a raiva


Na foto: Em premeiro plano podemos ver um cachorro de porte médio e em segundo plano o pão de açucar no Rio de Janeiro.
/ Foto: Wix

A campanha antirrábica 2020 pretende imunizar 500 mil cães e gatos.

 

Começou hoje (01/10), a campanha de vacinação contra a raiva, neste ano a campanha vai contar com 11 postos de vacinação drive-thru espalhados pela cidade. O programa “Se liga, bicho! Raiva é caso sério” conta ainda com 350 postos de vacinação fixos e cinco itinerantes.

"A raiva é uma enfermidade infecciosa aguda que atinge os mamíferos, inclusive o homem. A doença apresenta taxa de mortalidade de cem por cento, daí a grande importância da campanha antirrábica anual. Tenho certeza que poderemos contar com toda a população para manter o controle da doença e contribuir com a saúde coletiva" — reforça a médica-veterinária Márcia Rolim, subsecretária de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses.

Em março deste ano, o estado do Rio de Janeiro registrou a primeira morte por raiva humana desde 2006, quando um adolescente de 14 anos foi mordido por um morcego em Angra dos Reis. A transmissão da doença acontece por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais. No município, não há ocorrência de raiva humana desde 1986 (há 34 anos) e de casos da doença em cães e gatos desde 1995 (há 25 anos).

A prefeitura recomenda que os tutores, usem máscaras para levar os pets para vacinar. É bom lembrar que a vacina é apenas para cães e gatos acima dos três meses de idade. Os cachorros devem estar com coleira e guia, e os gatos devem estar em caixas de transporte apropriadas.

Veja aqui os endereços dos locais de vacinação.

Conteúdo Publicitário