top of page
  • Mylena Pinheiro

Prazo para justificar ausência no 1º turno acaba nesta hoje(01)


A imagem mostra um papel de requerimento de justificativa, um titulo e uma mão segurando uma caneta.
Fonte: Reprodução/TRE

A justificativa pode ser feita de forma on-line pelo aplicativo do e-Título.

 

Acaba nesta quinta-feira(01) o prazo para eleitores e eleitoras justificarem o voto do primeiro turno das Eleições 2022, que aconteceu no dia 2 de outubro.

 
 

A justificativa pode ser realizada pelo aplicativo e-Título, disponível gratuitamente nas plataformas Google Play (Android) e App Store (iOS), ou pelo sistema Justifica, no site do TRE-RJ.


Quem preferir também pode optar por realizar a justificativa presencialmente, basta imprimir o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) - pós-eleição no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, após o preenchimento, levar a qualquer zona eleitoral.


O brasileiro que não realizar a justificativa dentro do prazo exigido receberá uma multa de RS3,51 (válida por turno) e terá que realizar o pagamento para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral . A Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento de multa por ausência às urnas pode ser obtida no site do TRE-RJ ou perante qualquer Zona Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor (CAE).


Vale lembrar que esse é o prazo dado para justificativa de voto referente ao primeiro turno. Quem não votou no segundo turno das eleições, em 30 de outubro, e não justificou a ausência no dia da votação, tem até 9 de janeiro de 2023 para apresentar a justificativa.

Conteúdo Publicitário

bottom of page