top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

O que você precisa saber sobre o novo sistema de bilhetagem anunciado pela Prefeitura


Na imagem podemos ver um validador do novo sistema de bilhetagem.
Foto: Beth Santos/ Prefeitura do Rio.

O Jaé começa a funcionar amanhã (19/07), apenas no BRT. Veja:

 

Com o novo sistema de bilhetagem digital para modais de transporte municipais (BRT, ônibus, vans, VLT e cabritinhos) a prefeitura pretende assumir o controle da arrecadação tarifária e o monitoramento da demanda de passageiros.

 
 

Nesta quarta-feira (19/07), o município dará início ao primeiro período de implantação do Jaé, novo sistema de bilhetagem digital. Os passageiros do BRT serão os primeiros a ter acesso ao sistema que ainda não permite integração com outros modais.


Veja como será a fase de transição e como utilizar o Jaé:

1ª fase: 19 de julho a 31 de outubro de 2023

Durante a primeira fase, que se inicia amanhã, o Jaé será aceito somente no BRT, entretanto os passageiros ainda poderão utilizar o Riocard normalmente em todos os modais de transporte da cidade.


2ª fase: de 1º de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024

A partir de novembro o cartão da Jaé será aceito em todos os modais de transporte do município do Rio: ônibus, vans, cabritinhos e VLT.


Entretanto, os passageiros ainda poderão utilizar o Riocard, já que os transportes terão dois validadores, uma para o Jaé e outro para o Riocard.


A partir desta data também já será possível fazer a integração entre todos os modais de transporte da Prefeitura. Se o usuário utilizar somente modais municipais em seus deslocamentos, poderá usar somente o cartão do Jaé.


Os passageiros que fizerem a integração entre modais de transporte da Prefeitura e do governo do Estado poderão continuar usando o Riocard normalmente.


3ª fase: a partir do dia 1º de fevereiro de 2024

O Jaé será obrigatório para acesso a qualquer meio de transporte municipal. Quem utilizar modais de transporte do governo do Estado (metrô, barcas, trem, por exemplo) terá que utilizar dois cartões, o Riocard e o Jaé.


Gratuidades

Os passageiros com direito à gratuidade poderão fazer o cadastro e retirar o novo cartão nas lojas do Jaé. Segundo a Prefeitura, em breve será divulgado um calendário para a realização do cadastro, alinhado com as secretarias de Transporte, Saúde e Educação.


Quem tem direito à gratuidade:

Idosos (+65 anos); pessoas com deficiência; pacientes com doenças crônicas em tratamento; estudantes da rede pública de ensino; universitários beneficiados por programas do Governo Federal ou com renda familiar de até um salário mínimo; integrações intermunicipais


Como comprar um cartão do Jaé?

Os passageiros poderão encontrar as máquinas de autoatendimento (ATMs) para compra e recarga dos novos cartões nas estações e terminais do BRT. Por limitações de espaço cinco estações não receberão as máquinas: Alim Pedro, Vila Militar, General Olímpio, Santa Eugênia e Santa Veridiana. Segundo o município esses locais devem receber as novas máquinas até outubro de 2023.


Os postos de atendimento da Jaé estão localizados no Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura) – Cidade Nova; Sede da Rioluz, na Rua Voluntários da Pátria, 169 – Botafogo; Terminal Paulo da Portela – Madureira; Terminal Jardim Oceânico e Terminal Alvorada – Barra da Tijuca; Rua Aurélio Figueiredo, 41 Loja D – Campo Grande; e Terminal Santa Cruz.


Cinco novos postos serão criados até a implantação completa do novo sistema de bilhetagem digital na cidade (Terminal Intermodal Gentileza; Terminal Fundão Aroldo Melodia; Terminal Taquara; Terminal Sulacap; e Terminal Mato Alto).


Pagamento via QR Code

Além do pagamento com o cartão físico, será possível pagar a passagem usando o celular, por meio de QR Code. Os usuários podem baixar o aplicativo da Jaé ou acessar o site para criar uma conta.


Por meio do app, disponível celulares com sistema IOS e Android, será possível ver o saldo, extrato, fazer recarga, solicitar, bloquear, cancelar e pedir segunda via do cartão.


Os créditos podem ser comprados no aplicativo por meio de crédito, débito, pix ou boleto bancário e já ficam disponíveis para uso instantaneamente. Vele lembrar que neste novo sistema o saldo não expira.


O passageiro poderá comprar o cartão físico Jaé nas máquinas de autoatendimento, que aceitam notas, pix, cartões de débito e crédito. Se quiser vincular este cartão à conta criada da Jaé, ele deve ir a uma loja ou ATM. Vale ressaltar que o valor pago na compra do cartão será automaticamente convertido em crédito para ser usado como passagem.


Integrações

O sistema manterá o benefício da integração por meio do Bilhete Único Intermunicipal, mas o passageiro precisará andar com os dois cartões, após o dia 1º de fevereiro. Para fazer a integração, basta aproximar do validador do Jaé, o cartão da Riocard e, em seguida, o cartão da Jaé.


Para que o Bilhete Único Intermunicipal continue sendo aceito, será preciso que o usuário vá até uma loja da Jaé para vincular o cartão Riocard ao cartão Jaé. O município ainda não informou o período para realizar este cadastro.



Conteúdo Publicitário

bottom of page