Vídeo distorce informações sobre medida implementada pela Justiça Eleitoral para incentivar eleitores a verificarem seus votos.
Não é verdadeira a informação que circula em vídeos enviados pelas redes sociais, afirmando que, ao apertar o botão "confirma" enquanto essa mensagem de alerta estiver na tela, o voto será anulado. Caso a tecla verde seja acionada durante esse “1 segundo”, não acontece nada. Após esse tempo, já é possível confirmar o voto normalmente.
A cada confirmação de voto, a urna emite um breve som. No final, após a escolha do último candidato a ser escolhido, o aparelho reproduz o característico “Pilili” por um período mais longo. Portanto, o vídeo distorce informações sobre uma medida implementada pela Justiça Eleitoral para incentivar os eleitores a verificarem seus votos.
Desde as eleições de 2022, o equipamento libera a confirmação do voto — o botão verde “Confirma” — um segundo após o preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. O mesmo vale para os votos nulos, em branco, e também para corrigir algum dígito.
Caso haja dúvidas, é possível testar a funcionalidade por meio do simulador de votação na urna eletrônica para as Eleições Municipais de 2024, que conta o tempo a mais para a confirmação do voto.
Treinando na ferramenta com antecedência e observando como funcionará esse intervalo para verificar o voto, o eleitor contribuirá para reduzir o tempo de espera nas filas das seções eleitorais. Também é possível assistir a esse vídeo da Justiça Eleitoral, que explica desmonta toda desinformação circulada.
Esse material foi produzido com o apoio do programa Diversidade Nas Redações: Desinformação e Eleições.
Comentários