top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Moradores questionam corte de árvores em Rio das Pedras

Atualizado: 28 de mai. de 2022


Foto enviada por leitores.

Comlurb informou que as árvores eram leucenas invasoras que estavam na calha do rio que existe na área.

 


 

Moradores de Rio das Pedras que passaram pela Via Light, rua localizada na comunidade, estranharam o corte de algumas árvores às margens do rio Das Pedras, que da nome a comunidade.


O trabalho foi realizado pela comlurb, demais equipes da Prefeitura do Rio e equipe do vereador Marcelo Diniz que vem trabalhando a cerca de 2 meses na limpeza do rio e do local. Veja imagens enviadas por leitores:

A Agência Lume entrou em contato com Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smac), Comlurb e também com a equipe do vereador Marcelo Diniz, para entender o que motivou o corte das árvores.

A Comlurb, que realizou o corte das árvores, respondeu dizendo que a região está passando por um processo de revitalização por diversos órgãos da Prefeitura, e as árvores retiradas eram leucenas invasoras que estavam na calha do rio:

"Elas foram removidas para garantir a realização do serviço de limpeza e revitalização do canal."


A resposta é a mesma dada pela equipe do vereador Marcelo Diniz, que quando questionada, explicou que no local além da limpeza do rio, e retirada das árvores, também foi realizada a troca da iluminação deficiente.


O que são árvores leucenas?

As leucenas são árvores que destroem a vegetação próxima e desequilibram o ecossistema. As árvores da espécie leucena foram trazidas para o Brasil como uma alternativa à alimentação do gado mas, atualmente, elas são consideradas uma praga porque destroem toda a vegetação próxima.

 

Conteúdo Publicitário

bottom of page