top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Moradores de trecho da Estrada de Jacarepaguá reclamam de oferta de transporte público

Na imagem podemos ver um ônibus circulando em uma vida da comunidade de Rio das Pedras.
Ônibus circula pela Via Light. / Foto: Douglas Teixeira - Agência Lume.

Após a inauguração de obras da Engenheiro os ônibus voltaram a fazer seu itinerário sem desvios, gerando insatisfação entre os residentes locais.

 

Com a recente inauguração das obras da Avenida Engenheiro Souza Filho, no trecho entre Muzema e Rio das Pedras, as linhas de ônibus que estavam desviadas de seu itinerário original voltaram a circular pela via.

 
 

O retorno dos itinerários antigos sem desvio gerou uma onda de reclamações por parte dos moradores da Estrada de Jacarepaguá, no trecho entre os números 1500 e 2978, que vinham sendo beneficiados pela rota alternativa feita pelas linhas da região.


Moradores do local relatam que, nos últimos anos, novos empreendimentos residenciais foram inaugurados no trecho, resultando em um aumento significativo na demanda por transporte público. As linhas que atualmente circulam entre os números 1500 e 2978 da Estrada de Jacarepaguá são: 555, 557 e SV878.


A principal queixa dos residentes é o elevado tempo de espera pelas linhas que já circulam no local e a ausência de serviço noturno de ônibus. Após a publicação feita pela Agência Lume que informava sobre o retorno das linhas aos itinerários originais, recebemos muitas mensagens de moradores expressando frustração pela notícia.


Quem vive no local diz que mais de 400 famílias deixarão de ter transporte regular. Outros moradores dizem que o trecho entre Rio das Pedras e Muzema não tem pontos de ônibus, e que o desvio poderia ser feito pela Via Light.


Outras reclamações dizem que as linhas que atualmente passam pelo trecho têm um intervalo muito grande e o tempo de espera gera insegurança nos moradores. Além disso, alguns moradores relatam que não tem serviço noturno de ônibus no trecho.


Para entender o que está acontecendo na região a Agência Lume entrou em contato com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).


Em resposta às reclamações, a SMTR informou que o itinerário da linha 555 foi alterado na última audiência pública, realizada em junho, para efetivar a passagem pela Estrada de Jacarepaguá em ambos os sentidos. Além dessa linha, a SV878 também atende o trecho em ambos os sentidos, assim como a 557 no sentido Anil.


A secretaria informou também que segue monitorando a demanda no trecho para avaliar eventuais necessidades de ajustes na oferta dessas linhas e nos itinerários de demais serviços que atendem a região.


E sobre a questão do serviço noturno, a SMTR esclareceu que o serviço noturno da linha 878 foi alterado para atender a Estrada de Jacarepaguá em ambos os sentidos. Portanto, há serviço noturno disponível no local.


A Agência Lume vai continuar acompanhando o caso.




Comentários


Conteúdo Publicitário

bottom of page