Projeto divulgado na última terça-feira (26) quer garantir que alunos tenham auxílio financeiro para ajudar na conclusão dos estudos.
De acordo com o ministério da Educação (MEC), o projeto ainda se encontra em fase final de elaboração. A ideia é beneficiar alunos de baixa renda que estão cursando o ensino médio, onde geralmente existe uma taxa de 7% em relação a evasão escolar.
A bolsa será integrada juntamente com os projetos; Cadastro Único de inscritos em programas sociais (CadÚnico), bolsa família e Censo Escolar do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para que todos os alunos recebam a assistência.
Ainda não foram divulgados os valores que serão oferecidos, e nem quando a medida entrará em vigor, porém, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou em coletiva de imprensa que será exigido do aluno a frequência escolar e o desempenho.
A bolsa irá auxiliar ao estudante mensalmente com pequenos custos diários, já a poupança a cada ano concluído do ensino médio, o aluno poderá fazer investimentos pessoais, como por exemplo; abrir um negócio ou pagar uma faculdade.
Durante o evento realizado no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também assinou um decreto intitulado como: ''Escolas conectadas", que cria uma Estratégia à nível Nacional para dar suporte as escolas que não possuem conexão com à internet, e nem equipamentos adequados.
Segundo dados do MEC, cerca de 40,1 mil escolas não dispõe de tecnologia para acesso à banda larga e cerca de 42,7 mil não têm acesso à internet adequada. O programa tem como meta levar energia solar para redes que também não possuem esse tipo de serviço.
Segundo o ministério da Educação as medidas visam não só oferecer o fácil acesso a tecnologia, como também se espera juntamente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promover o ensino da cidadania digital, melhorando os recursos educacionais e a qualidade da aprendizagem e da gestão escolar.
A previsão é que até 2026 138,4 mil escolas sejam beneficiadas com o decreto ''Escolas Conectadas'' em todo o país.
Fonte: Agência Brasil.
Comments