• Rita Valente

Hemorio anunciou a segunda etapa da campanha de Carnaval




A Campanha 'Você Faz Meu Tipo', foi lançada na última sexta-feira (15), com o objetivo de atrair doadores de sangue durante o carnaval.

 


 

Dando continuidade da primeira edição, que ocorreu entre o final de fevereiro e início de março, quando cerca de dois mil doadores foram mobilizados, para esta segunda etapa o Hemorio conta com o artista Dilsinho e o grupo Sorriso Maroto como embaixadores oficiais da importância desse gesto, através das redes sociais, para mobilizar os fãs por todo Rio de Janeiro.


Informações Gerais

Segundo o Ministério da Saúde, o carnaval é um período em que ocorre uma baixa de até 20% nos estoques disponíveis para transfusões, e a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes na cidade durante as festividades.

Por conta da pandemia, da epidemia de gripe e das fortes chuvas em janeiro deste ano, o Hemorio registrou queda de mais de mil bolsas de sangue em relação ao mesmo período de 2021. A doação é fundamental para garantir suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do estado do Rio.

O diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim disse que “esse é um período difícil, pois estamos diante de duas semanas de feriados consecutivos: a Páscoa e o carnaval. Por isso, é muito importante garantir que os estoques estejam abastecidos para dar suporte àqueles que precisam e permitir que possamos comemorar essas datas de forma tranquila. Não deixe de vir aqui nestes dias, precisamos muito de vocês”.


De acordo com parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo país, são coletadas uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano.


O atendimento no Hemorio não será alterado nos dias de carnaval. O hemocentro manterá seu funcionamento de segunda a segunda, incluindo feriados, das 7h às 18h.


Quem pode doar?

O atendimento no Hemorio não será não será alterado nos dias de carnaval, e manterá seu funcionamento normal de segunda a segunda, incluindo os dias de feriados, sempre das 7h às 18h.

Sendo assim, para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.

Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Importante:

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doença de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 10 dias do desaparecimento dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias da aplicação (48h em caso de Coronavac).

Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio: Instagram e Facebook ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.


Fonte:

Governo do Estado do Rio de Janeiro

 


Conteúdo Publicitário