top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Cariocas podem marcar consultas em Clínicas da Família por aplicativo


Na imagem podemos ver uma pessoa segurando um celular  na tela o aplicativo da Prefeitura do Rio.
Foto: Edu Kapps/Prefeitura do Rio

Para ter acesso ao serviços, é preciso estar cadastrado na Estratégia de Saúde da Família (ESF).

 

Cariocas cadastrados na ESF não precisam mais se deslocar às clínicas da família onde tem cadastro para agendar consultas. Agora o agendamento pode ser feito online, pelo aplicativo minhasaúde.rio, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS).

 
 

A nova ferramenta foi lançada pela Secretaria Municipal de Saúde na versão online no mês de abril de 2021, e em outubro de 2022, passou a ser disponibilizada também em aplicativo para celular com os sistemas Android ou IOS.


Os usuários podem ter acesso à sua carteira de vacinação e informações clínicas através do site ou do aplicativo, também é possível acessar solicitações no Sisreg e posição na fila, além de informações do cadastro no SUS e em sua clínica da família.


O site também permite que o usuário solicite a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPFIBRO) e, quando aprovada, imprimi-la ou baixar a versão digital.


"A Secretaria Municipal de Saúde trabalha pela desburocratização dos serviços de saúde e pela transparência. O portal e o aplicativo minhasaude.rio atendem a esses dois objetivos, disponibilizando acesso e informações importantes sem que o usuário precise sair de casa. É claro que as pessoas ainda poderão ir às unidades para levar suas demandas e marcar suas consultas, e que o agente comunitário continuará indo ao domicílio de seus pacientes para verificar as necessidades e fazer os agendamentos. Esse contato próximo do usuário com sua equipe de saúde é imprescindível. Mas agora temos mais facilidades para o usuário" – diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.


Como agendar

Para acessar a nova funcionalidade, os moradores da cidade com cadastro definitivo nas unidades de Atenção Primária, devem fazer login no aplicativo e acessar o botão do menu para a seção de agendamento.


Na seção, aparecerão as opções de marcar a consulta, acompanhar o agendamento já feito ou visualizar o histórico de agendamentos.


Para agendar uma consulta, a pessoa escolherá por qual profissional quer ser atendido, o médico ou o enfermeiro de sua equipe de saúde da família. Ao escolher um deles, aparecerá a agenda com os dias e horários disponíveis para o atendimento.


Basta clicar em um deles e comparecer à unidade no dia e hora marcados. Caso não possa ir, é possível também desmarcar a consulta pelo botão de acompanhar o agendamento, liberando assim o horário para outra pessoa ser atendida.


Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page