top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Detran.RJ começa a emitir novo modelo da Carteira de Identidade Nacional

Na imagem podemos ver um homem sendo atendido em uma unidade do Detran.RJ
Foto: Divulgação / Detran.RJ.

Nova identidade tem codificação internacional de passaportes para reduzir risco de fraude. Saiba mais:

 

A partir desta terça-feira (02/07), o Detran.RJ começará a emitir o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para cidadãos de todas as idades. O documento foi desenvolvido para dificultar fraudes e utiliza o CPF como único número de identificação.

 

 

A primeira via da CIN é gratuita, sem cobrança de taxas ou Duda. Desde janeiro de 2023, a emissão do documento vem sendo realizada de forma escalonada por faixa etária, e até o momento, já foram produzidas 659.283 carteiras no estado.


Para emitir a CIN, os cidadãos devem apresentar a certidão de nascimento e o número de inscrição no CPF. Aqueles que ainda não possuem CPF podem obter o documento pelo site da Receita Federal ou em unidades conveniadas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil. A partir de 2032, a CIN será obrigatória em todo o território nacional.


O presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz, destacou a segurança oferecida pelo novo documento.


"A CIN possui um QR Code que possibilita verificar a autenticidade do documento, bem como saber se ele foi furtado, clonado ou extraviado. A partir de segunda-feira, usuários de todas as idades poderão requerer o novo documento de identificação, que evita a duplicidade de registros e dificulta fraude," afirmou Glaucio Paz.


Além dos elementos gráficos que dificultam a falsificação, a CIN incorpora um código internacional usado em passaportes, conhecido como MRZ (Zona Legível por Máquina), que facilita o uso da identidade como documento de viagem, permitindo sua leitura em terminais de autoatendimento nos aeroportos.


Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page