Princípios Editoriais

A Agência Lume é um veículo jornalístico independente, profissional e não partidário. O propósito da Agência Lume é fazer a cobertura independente e séria das localidades em que está presente.

Utilizamos todas as normas técnicas do jornalismo profissional que envolvem a correta apuração de fatos essenciais ao interesse público.

Nossos valores:

1 - Praticar jornalismo independente, sem interferências de qualquer âmbito durante a escolha, apuração e publicação de matérias e reportagens.

- Priorizar temas que afetam a vida da coletividade ou das micro regiões cobertas pelo veículo, e que sejam considerados de interesse público.

3 - Confirmar a veracidade de toda notícia antes de sua publicação.

4 - Apresentar todos os ângulos da notícia sobretudo quando houver antagonismo entre as partes nela envolvidas.

5 - Respeitar o direito de resposta e dar chance a todos os citados em qualquer reportagem de terem seu argumento ouvido.

6 - Manter atitude apartidária, sem nenhum vínculo com governos, oposições, doutrinas, conglomerados econômicos e grupos de pressão.

7 - Se posicionar contra a censura e outras agressões à liberdade de expressão, bem como responsabilizar nos termos da lei, autores de abusos comprovados a essa liberdade.

8 - Identificar e corrigir com destaque erros de informações cometidos com base na política interna de correção .