top of page
Foto do escritorFelipe Migliani

Quilombo Aquilah: Promovendo saúde e capacitação para mulheres negras periféricas em Jacarepaguá

Na imagem podemos ver mulheres sorridentes no Quilombo Aquilah

Localizado no bairro Tanque, dentro do Hospital Curupaiti, o quilombo oferece atendimento clínico de prevenção de saúde e capacitação profissional.

 

O Quilombo Aquilah é um quilombo urbano situado dentro do Hospital Curupaiti, no bairro do Tanque, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Seu nome reflete sua missão de resgatar, preservar e perpetuar a cultura e a história dos povos afrodescendentes.

 
 

Atualmente, o quilombo oferece uma gama de serviços, incluindo atendimento clínico, promoção cultural e capacitação profissional, direcionados especialmente às mulheres da região de Jacarepaguá, com foco nas mulheres negras periféricas.


Desde sua fundação em 2010, o Quilombo Aquilah, coordenado pela Associação de Mulheres Aquilah, tem oferecido atendimento clínico focado na prevenção de saúde. Os serviços incluem a prevenção de câncer de cólon e mama, diabetes mellitus, hipertensão e outras patologias, com ênfase em anemia falciforme, comum entre pessoas negras. Além disso, o quilombo promove capacitação profissional por meio de cursos nas áreas de educação, saúde e meio ambiente, abordando temas como agroecologia, música e dança.


Atualmente, o quilombo busca profissionais de saúde voluntários para atender à crescente demanda da população. Com apenas uma médica voluntária especializada em Clínica Geral, Cardiologia e Geriatria, a necessidade de mais profissionais é evidente. Paralelamente, o Quilombo Aquilah trabalha para que a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) sinalize sua localização com placas, facilitando o acesso para aqueles que desconhecem o local.


"As pessoas podem conhecer o Quilombo aos sábados e domingos, principalmente. Organizamos eventos pontuais como o Carnaval, a Feijoada de São Jorge e uma missa campal realizada pelo Padre Lucas da Igreja de São Jorge Oeste e da Paróquia do Santuário da Escrava Anastácia em Oswaldo Cruz. Também temos uma base em um parque em Madureira", convida a coordenadora e fundadora Hosania Nascimento.


Para conhecer mais sobre o Quilombo Aquilah e suas atividades, siga o perfil @quilomboaquilah no Instagram, @quilomboaquilah2567 no YouTube e Quilombo Aquilah no Facebook. O quilombo está localizado na Rua Godofredo Viana, nº 64, Tanque, dentro do Hospital Curupaiti.

Commentaires


Conteúdo Publicitário

bottom of page