top of page
  • Ana Ludmila

Jovens de Rio das Pedras concluem curso de capacitação

alunos moradores do Rio das Pedras que participaram do curso no ano de 2023
Turma Jovens Construtores - Bel Junqueira

Alunos do programa Jovens Construtores revitalizaram a Praça do Skate localizada na comunidade.

 

O Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e a concessionária de saneamento básico Iguá se uniram para mais uma edição do programa Jovens Construtores, que visa a capacitação profissional de jovens moradores de comunidades. O projeto é fruto de uma parceria da própria organização e da concessionária de saneamento básico.

 


 

Em sua segunda edição 20 moradores do Rio das Pedras na área de atuação da concessionária receberam treinamento para formação de encanadores. O curso, que terá a sua formatura no próximo dia 19 de dezembro, conta com a parceria da Organização Social Associação Semeando Amor e é direcionado a jovens entre 17 e 25 anos.


A edição deste ano repetiu o sucesso da primeira que foi realizada no ano passado na comunidade da Muzema, também em parceria com a Iguá. O projeto impactou positivamente a vida dos participantes que além da qualificação técnica, já proporcionou oportunidades no mercado de trablho na área para alguns dos participantes, como é caso do jovem Jorge Felipe de Lima Freitas, que foi contratado pela concessionária.


"Eu aprendi muito, vi temas interessantes como informática, hidráulica, empreendedorismo e outros. O que mais gostei foi o de bombeiro hidráulico, área em que me formei e adquiri certificado. Foi uma oportunidade única e que me fez estar onde estou hoje. No curso, pude entender que algumas coisas não são tão difíceis quanto parecem. A sensação é que tenho uma chave para abrir portas, que antes estavam fechadas", disse Jorge Felipe.


Entre as ações dessa nova etapa do curso os jovens realizaram algumas atividades, como o ativo comunitário. Os participantes revitalizaram uma praça, conhecida como "Praça do Skate". A ideia do projeto é deixar um legado para a comunidade que seja de uso coletivo.


Os jovens nivelaram a pista de skate, pintaram, capinaram uma área tomada pelo mato além de construir brinquedos sustentáveis com pneus, garrafas pet, entre outros materiais. Desde o início da operação na cidade a Iguá realizou mais de 185 iniciativas sociais beneficiando diretamente mais de 34 mil pessoas.

Na imagem podemos ver uma praça reformada.
Praça do Skate em Rio das Pedras. / Foto: Divulgação / Cedaps

O programa Jovens Construtores é uma tecnologia social voltada à formação de jovens, originalmente concebida pela organização YouthBuild e implementada no Brasil pelo Cedaps, com assessoria do YouthBuild International.

 

"Ficamos muito felizes por retomar a parceria com a Iguá e esperamos criar várias oportunidades aos jovens de Rio das Pedras, assim como foi com o Jorge e tantos outros moradores da Muzema. A expectativa é de continuar seguindo com a missão do programa, que é o de contribuir para o crescimento pessoal e profissional de jovens moradores de favelas e periferias, associada à mobilização e ao desenvolvimento de famílias, organizações e comunidades", explica a coordenadora da Frente da Juventude do Cedaps

Melissa Abla.


Sobre o Cedaps

O Cedaps tem como objetivo promover o fortalecimento de comunidades e territórios populares, jovens e serviços públicos de saúde, contribuindo para o aprimoramento de políticas públicas sustentáveis, inclusivas e saudáveis.


O Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) que, em 2023, chega aos 30 anos, tem como missão relevantes conquistas e uma série de projetos em andamento. A atuação do Cedaps, para realização e parceria em ações, projetos e programas se organiza através de três frentes: Prevenção e Cuidado, Juventude e Serviços Públicos, que são integradas e transversais.

Comentários


Conteúdo Publicitário

bottom of page