• Gabrielle Teles

Aulas de gastronomia sustentável começaram, nesta segunda, em Rio das Pedras

Atualizado: 20 de nov. de 2020


Na foto, 12 pessoas, dentre elas alunos e profissionais do curso Sementes em Movimentos. Nela, todos estão com máscaras e proteção facial, que são medidas de proteção contra o coronavírus.
Alunos do curso Sementes em Movimento./ Foto: Adão Paiva

Promovido pelo coletivo Sementes em Movimento, o curso teve início nesta segunda-feira (14/09) na sede do Projeto Social Semeando Amor.


 

Trabalhar na cozinha exige responsabilidades, principalmente durante uma pandemia. Por isso, o curso Sementes em Movimento começou as aulas com todos os cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Hoje, os acessórios vão além das toucas – utilizadas tradicionalmente para evitar aquele desnecessário fio de cabelo no prato – a máscara e o protetor facial, os conhecidos face shield, também são equipamentos essenciais em tempos de coronavírus. Para evitar aglomerações, os alunos foram divididos em duas turmas.

Apesar dos novos protocolos de higiene, o objetivo do curso permanece o mesmo, o de ensinar o reaproveitamento de alimentos e, assim, permitir que os moradores da comunidade tenham uma fonte de renda ao finalizar as aulas. O dinheiro extra, sempre bem vindo, acaba sendo uma alternativa mais que necessária durante a crise. A turma, que iniciou hoje (14/09) sua jornada pela cozinha sustentável, é a última a ser beneficiada pela oportunidade que se tornou possível com o edital Movimento Bem Maior e o apoio do Instituto Phi.

Na aula inaugural, os futuros cozinheiros – e, possivelmente, microempreendedores – da comunidade aprenderam sobre desperdício de alimentos e a importância do meio ambiente. Até o final de novembro, mês em que se encerra o curso, os alunos ainda terão palestras com profissionais da área de nutrição e segurança do trabalho. A iniciativa, completamente gratuita e com direito a certificado, acontece na cozinha do Projeto Social Semeando Amor, no Areal 1, em Rio das Pedras.

Para conhecer melhor o curso Sementes em Movimento, acesse a matéria que fizemos aqui.


Projeto Social Semeando Amor

Com atuação na comunidade de Rio das Pedras desde 2002, a ONG promove a doação de cestas básicas, roupas e demais itens de necessidade. Além disso, os voluntários também atuam na distribuição de refeições, sempre visando o não desperdício de alimentos aliado com pratos saudáveis. Aos que tiverem interesse em fazer quaisquer doações, é só comparecer na sede do projeto, localizada no Areal 1, Rua Espada de São Jorge, n º 45 ou entrar em contato pelo Instagram. A ONG conta com o apoio da Igreja da Penna e da Rede Varejão Hortifruti de Rio das Pedras.

Confira as fotos da primeira aula do curso de gastronomia sustentável:

Foto: Adão Paiva

 



Conteúdo Publicitário