top of page

2º Festival Favela Sustentável destaca favelas no centro das soluções climáticas

  • Foto do escritor: Fernanda Calé
    Fernanda Calé
  • 16 de out.
  • 2 min de leitura
Na imagem podemos ver um homem falando para uma roda de pessoas.
1º Festival Rede Favela Sustentável. | Foto: Alexandre Cerqueira.

Evento gratuito na Fundição Progresso reúne 140 ações culturais e socioambientais, com lançamento da Carta COP30 das Favelas; Agência Lume participa com oficina sobre resgate de histórias periféricas.

No próximo sábado, 18 de outubro de 2025, a Fundição Progresso, na Lapa, será palco do 2º Festival Favela Sustentável, uma grande celebração das soluções climáticas comunitárias protagonizadas por moradores de 100 favelas do Rio e Grande Rio. O evento gratuito e aberto ao público ocorre das 9h às 17h e reunirá 140 atividades que vão desde apresentações culturais, oficinas manuais, rodas de conversa, cineclubes, até uma feira de economia solidária e espaços de cura.

Entre as ações programadas, a Agência Lume realizará uma oficina de "Resgate de Histórias Periféricas", na qual compartilhará a experiência do projeto Lembranças: Rio das Pedras, reforçando a importância da memória e da comunicação popular na construção do pertencimento e na valorização das periferias.


O festival chega três semanas antes da COP30, que será realizada em Belém, colocando as favelas no centro de discussão ambiental com o tema “Favela no Centro das Soluções Climáticas”. Na ocasião, será lançada a 'Carta COP30 das Favelas', um manifesto construído coletivamente por mais de 100 integrantes da Rede Favela Sustentável, que reivindica a inclusão das comunidades periféricas nas decisões climáticas globais, destacando seu papel fundamental na mitigação da crise climática e na promoção da justiça socioambiental.


Assine a carta COP30 das Favelas clicando aqui.


O evento ocupará oito espaços culturais da Fundição Progresso, promovendo o encontro entre saberes ancestrais, tecnologias ambientais, economias solidárias e expressões artísticas das favelas. A programação inclui apresentações de grupos culturais de diversas favelas, exposições, oficinas para crianças e adultos, debates sobre memória, saneamento, saúde, e direito à água, além de atividades de reconexão com a natureza e práticas integrativas de saúde.


O 2º Festival Favela Sustentável: Favela no Centro das Soluções Climáticas é realizado pela Rede Favela Sustentável com o apoio do re:arc institute e a parceria da Fundição Progresso e CEDAE. O evento de 2025 também está fazendo parte de três outras agendas essenciais pré-COP na cidade do Rio de Janeiro: a Virada Sustentável RJ, a 15a Semana de Agricultura Carioca e o Outubro Urbano da ONU Habitat.


Sobre a Rede Favela Sustentável

A Rede Favela Sustentável é formada atualmente por mil membros entre moradores, mobilizadores comunitários e aliados técnicos de 300 favelas, participando desde 2017 em busca de justiça climática e fortalecimento das comunidades periféricas do Rio de Janeiro. A rede opera por meio de onze eixos temáticos que contemplam desde políticas públicas participativas até soberania alimentar e moradia sustentável.


Não perca a oportunidade de participar desta grande feira de soluções e aprender com as experiências e potências das favelas do Rio. Para se inscrever, basta chegar ao local no dia do evento. A Agência Lume convida a todos para se juntarem nessa troca de histórias e saberes, fortalecendo o protagonismo periférico.


Acesse a programação completa do festival clicando aqui.


Onde e quando?

Data: Sábado, 18 de outubro de 2025

Horário: 09h às 17h

Local: Fundição Progresso, Rua dos Arcos, nº 24 - Lapa, Rio de Janeiro/RJ

Comentários


Conteúdo Publicitário

bottom of page