Fernanda Calé

abr 122 min

Prefeitura Realiza Dia D contra a Gripe neste sábado (13)

A vacina está liberada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade.


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, neste sábado (13/4), o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o Rio de Janeiro.

Mais de 600 locais de vacinação estarão disponíveis das 8h às 17h, abrangendo clínicas da família, centros de saúde e pontos estratégicos como praças, igrejas e shoppings. A lista completa dos locais estará disponível no site da SMS.



O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, enfatizou a importância da vacinação antes do período de pico da gripe, que ocorre nos meses de inverno.

"O pico da doença ocorre nos meses de julho e agosto, no inverno, então é importante que a população esteja vacinada antes desse período. O ideal é que as pessoas busquem se vacinar o mais rápido possível, para estarem protegidas. Essa vacina é muito segura e, para facilitar o acesso, disponibilizamos centenas de pontos de vacinação em toda a cidade e muitas unidades também estão fazendo várias programações para tornar esse dia D uma grande festa da saúde, como o carioca gosta e merece" – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Imunização para Todos

A vacinação é destinada a todas as pessoas a partir de seis meses de idade. A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, protege contra três tipos de vírus da gripe. É uma medida fundamental para prevenir complicações e reduzir o risco de internações e mortes decorrentes da doença.

Programação Especial na Praça Afonso Pena

Um dos pontos de vacinação será montado a partir das 9h na Praça Afonso Pena, na Tijuca, com uma programação diversificada para todas as idades. Haverá música com a turma de percussão da Casa Bibi Franklin e com a bateria mirim da Acadêmicos do Salgueiro, além de roda de samba e show de Carlos Evanney, cover oficial do Rei Roberto Carlos. Para a criançada, brincadeiras e teatro.

Atualização da Caderneta de Vacinação

Durante o Dia D, os pais terão a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação das crianças, caso haja alguma vacina em atraso. Os profissionais de saúde estarão disponíveis para verificar as cadernetas e aplicar as doses necessárias nas unidades de Atenção Primária e nos centros de vacinação designados.

Fonte: https://prefeitura.rio/