Rô Tavares

9 de fev de 20232 min

Furto de cabos deixa alunos de duas escolas em Rio das Pedras sem aulas

Foto: Agência Lume

Mais de 2 mil alunos que estudam nas unidades serão afetados.


O CIEP Lauro de Oliveira Lima, localizado Estrada Variante de Jacarepaguá, em Rio das Pedras, e a Escola Municipal Professora Marisa Vargas Menezes amanheceram sem energia nesta quinta-feira (09/02), devido um furto de cabos de energia.



Segundo a diretoria do CIEP Lauro de Oliveira Lima, até ontem a noite (08/02), por volta das 22h30, a escola estava com seu funcionamento normal, mas quando a equipe chegou para trabalhar nesta quinta-feira, se deparou com o problema.

Criminosos abriram um buraco na área interna de uma das unidades escolares. / Foto: Agência Lume.

Juliana Menezes, diretora do CIEP contou a Agência Lume como os criminosos podem ter agido:

"Quebraram o concreto e desenterraram os cabos de energia, deixando o colégio sem energia, não tem como trabalhar. Cheguei às 5:30 da manhã e logo depois toda a equipe pedagógica estava aqui."

Ainda segundo a profissional, toda equipe está se esforçando para normalizar a situação nas escolas, vem trabalhando em prol de melhorias na unidade escolar que coordena, mas o furto do material é um problema social, e o colégio não tem culpa do que vem acontecendo.

Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação para entender o que será feito para viabilizar o mais breve retorno das aulas, segundo a secretaria, os alunos das unidades serão atendidos de forma remota até que o caso seja solucionado.

A Secretaria afirmou ainda que a situação já está sendo resolvida, e que a direção registrou um boletim de ocorrência e solicitou reforço no patrulhamento policial no entorno da escola.

Também questionamos a Polícia Militar sobre o que tem sido feito para coibir as práticas criminosas de furto de cabos nas região de Rio das Pedras, e por meio de nota, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que o 18ºBPM (Jacarepaguá) direcionará reforço para a região através da Patrulha Escolar.

Segundo a PM, até o momento, não há confirmação de ocorrência envolvendo a situação relatada a cargo do batalhão.

A Polícia Militar concluiu dizendo que o 18ºBPM tem empenhado esforços para prevenir e coibir práticas criminosas, incluindo furtos, e que em janeiro de 2023, o 18ºBPM fez 33 prisões em sua área de policiamento.