Gabrielle Teles

10 de dez de 20202 min

Curso de gastronomia sustentável forma sua última turma em Rio das Pedras

Alunas do curso Sementes em Movimento na cerimônia de formatura (07/12).

A iniciativa, do Projeto Social Semeando Amor, espera obter outros patrocínios para continuar capacitando moradores.


O último dia sete foi especial para os 14 alunos e professores do curso Sementes em Movimento, idealizado pelo Projeto Social Semeando Amor. Isso porque a data marcou a formatura dos novos especialistas em gastronomia sustentável – em um ano marcado por desafios, mas que merece comemorações. E os pratos não deixaram a desejar: as mesas foram ocupadas por refeições sustentáveis, aproveitando integralmente os alimentos e, claro, com muita criatividade.

A pandemia do coronavírus exigiu mudanças na dinâmica do curso, mas ainda interessou moradores de outros bairros. Pelo menos uma vez por semana, alunas da Freguesia, Taquara e Campo Grande se deslocaram até o Areal 1, em Rio das Pedras, para aprender sobre reaproveitamento de alimentos, como fazer pratos gostosos e saudáveis com eles, os impactos positivos que isso causa no meio ambiente e, ainda, como vender e empreender. A rotina, porém, foi um pouco diferente das turmas anteriores: desta vez, a máscara e o protetor facial foram essenciais, assim como a já tradicional touca.

Esse foi o último grupo de cozinheiros e cozinheiras formados pelo Sementes em Movimento, pelo menos até o momento. A iniciativa, idealizada desde 2003, só conseguiu sair do papel no ano passado, em 2019, com os recursos obtidos pelo edital Movimento Bem Maior e o apoio do Instituto Phi, mas que chegaram ao fim.

Apesar do momento atípico, Dona Vânia, hoje presidente do projeto, espera capacitar mais pessoas:

“Se tiverem outros patrocínios, teremos outras turmas com certeza. Foi uma iniciativa que deu muito certo.”

E deu tão certo que hoje (10/12), os ex-alunos se reuniram para fazer bolinhos para a festa de Natal das crianças, que será realizada.

O curso pertence ao Projeto Social Semeando Amor, criado em 2002, e com atuação na comunidade de Rio das Pedras. Além das aulas de gastronomia sustentável, os voluntários também distribuem cestas básicas, roupas e outros itens de necessidade para os moradores cadastrados. Para fazer as doações, basta comparecer na sede do projeto, localizada em Rio das Pedras, Areal 1, Rua Espada de São Jorge, n º 45 ou entrar em contato pelo Instagram. A ONG conta com o apoio da Igreja da Penna e da Rede Varejão Hortifruti de Rio das Pedras que contribuiu também para a realização do curso.