Gabrielle Teles

16 de jan de 20212 min

Ciclovia em Rio das Pedras está sem manutenção

Atualizado: 5 de abr de 2021

Único local de lazer dos moradores, a ciclovia localizada na Estrada de Jacarepaguá sofre com buracos, falta de iluminação pública e excesso de mato.


A ciclovia localizada na Estrada de Jacarepaguá (atrás do condomínio Moradas do Itanhangá) atende, principalmente, os moradores da comunidade de Rio das Pedras, Regata e Muzema, que tem no local a sua única opção de lazer. Mas, o ambiente criado para ciclistas e pedestres se exercitarem, foi tomado por buracos, falta de iluminação pública e excesso de mato.

Morador da comunidade da Muzema, Adão Paiva percebe os danos da ciclovia há pelo menos um ano e meio:

“Por causa do estado dela, muitas vezes tenho que correr pela pista, disputando o espaço com carros e com risco de acidente porque a ciclovia está repleta de buracos e com mato. A noite é pior ainda, pois não tem iluminação e sinto um risco muito grande de ser assaltado.”

A Agência Lume entrou em contato com os órgãos responsáveis pela manutenção e segurança do local. Segundo a Polícia Militar, o 18º BPM (Jacarepaguá) e o 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) desenvolvem ações com o intuito de colaborar com a sensação de segurança da população e prevenir práticas criminosas. A instituição ainda informa que o indicador criminal diminuiu em 39.9% em Jacarepaguá (se comparado os meses de janeiro-novembro de 2020 e o mesmo período em 2019). De acordo com a polícia, as rondas feitas diuturnamente funcionam de acordo com a análise dos locais onde os crimes acontecem.

Já a Secretaria de Conservação e a RioLuz, informaram que vão enviar uma equipe ao local para realizar vistorias e reparos necessários.

Veja algumas imagens que mostram a situação da ciclovia:

Atenção, morador!
 
Para fazer denúncias à Polícia Militar basta ligar para o Disque-Denúncia 2253-1177 ou, para casos urgentes, o acionamento é pela Central 190. Os registros em delegacias também são essenciais, pois indicam o local onde ocorreu o crime e colaboram para o reforço do policiamento.